quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Investir em áreas verdes é pensar na população diz o Deputado Beto Mansur

Investir em áreas verdes é investir em qualidade de vida. Sabemos que praças, parques e jardins são essenciais para a qualidade de vida da população. Fiquei sabendo através da imprensa que pouco se investe nesse segmento. A maioria das cidades brasileiras possui, no máximo, 5 metros quadrados de área verde por habitante. O índice recomendado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) é de 15 metros quadrados. Entre os principais benefícios das áreas verdes para as cidades estão a melhora da qualidade do ar, a redução da poluição, a dispersão de poluentes, a elevação da umidade e do conforto térmico, a redução da poluição sonora e a valorização imobiliária, por isso os espaços arborizados são tão essenciais.

Quando fui prefeito de Santos, a revitalização de praças e parques da cidade foi uma de minhas preocupações. Eu me orgulho de dizer que estou entre os prefeitos que mais contribuiu para que hoje a cidade tenha um índice de arborização perto do preconizado pela SBAU. A cidade ainda não chegou aos 15 metros, mas já está nos 13,6 (segundo um estudo realizado pela Universidade Santa Cecília) e, se eu puder colaborar para que este índice continue crescendo, com certeza, colaborarei.

Na época em que estava à frente da administração de Santos, fiz várias obras que ampliaram os espaços verdes. Na Zona Noroeste, por exemplo, reformei o Jardim Botânico Chico Mendes, situado no Jardim Bom Retiro. No morro da Nova Cintra, contribuí para a invejável média de 171.9 metros quadrados de área verde por morador com a reforma da Lagoa da Saudade, símbolo do bairro. Sem contar a reforma do Orquidário Municipal e das mais conhecidas praças da cidade: Mauá, no Centro; Independência, no Gonzaga; Rebouças, na Ponta da Praia; e Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida.




Se você quiser conhecer algumas dessas obras, confira o mapa de realizações que está na home do meu site www.betomansur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário