quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Educação básica: administração de Beto Mansur fez obras em 52 escolas de Santos


Hoje, li uma matéria bastante reveladora, que mostra que os primeiros anos da vida escolar são os mais importantes. A informação é de uma pesquisa feita pelo Insper (ex-Ibmec-SP), que aponta que as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental (antigo primário) são as que mais influenciam no bom aproveitamento dos estudantes do ensino superior.

O estudo sugere que, para aumentarmos a eficiência de nossas instituições de ensino superior, devemos incrementar os esforços na promoção de uma educação básica de qualidade.

No Brasil, o ensino básico é uma responsabilidade dos municípios. E foi uma de minhas principais preocupações durante os oito em que fui prefeito de Santos. Nossa administração atuou fortemente na construção, ampliação, modernização e informatização de escolas, na valorização de professores e demais profissionais, e na distribuição gratuita de uniformes e material escolar, beneficiando mais de 35 mil alunos.

Somente no Ensino Fundamental, reformamos 21 escolas, ampliamos outras oito unidades e entregamos dois novos colégios, no Morro do São Bento e Monte Cabrão. E não podemos nos esquecer da Educação Infantil, tão importante no desenvolvimento intelectual e no preparo para a alfabetização das crianças, que teve 17 escolas reformadas, três ampliadas (Jardim Castelo, Vila Mathias e Marapé), e uma construída no bairro Chico de Paula.

Também introduzimos alterações nos critérios de avaliação dos alunos, implantando o Sistema de Progressão Avaliada substituição ao de Progressão Continuada. O ensino passou a contar com provas bimestrais unificadas e a exigir aproveitamento mínimo de 60%, além de frequência mínima de 75% da carga horária – o que foi muito elogiado e apoiado por pais e professores.

Uma educação de qualidade começa em casa e passa pela educação básica. Somente com qualidade nos primeiros anos de ensino é que atingiremos o nível de eficiência que o mercado de trabalho pede de nossos formandos no ensino superior e profissionalizante.


Beto Mansur

Deputado Federal 1144


Nenhum comentário:

Postar um comentário