quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Deputado Beto Mansur participa da Festa da Padroeira de Santos


Hoje (08/09) foi um dia especial para os católicos de Santos, município onde moro e tive a honra de ser prefeito por oito anos. Nesta quarta, milhares de devotos da cidade e de municípios vizinhos se uniram em oração para homenagear a padroeira de Santos. E eu estava entre eles. Nem o frio nem a chuva fina que ia e voltava fez a gente desistir de festejar Nossa Senhora do Monte Serrat. Respeito todas as religiões e a liberdade religiosa, mas tenho um amor muito especial pela santa e não poderia deixar de participar dessa festa tão tradicional. Nos anos em que administrei a cidade recorri à proteção da Virgem por várias vezes e sempre fui atendido.

A festa em louvor à padroeira começou no dia 28 de agosto, mas o ponto alto foi mesmo hoje. A programação começou com duas missas solenes dentro da catedral de Santos, mas eu preferi assistir à missa campal celebrada pelo bispo diocesano Dom Jacyr Braido. A celebração começou lá pelas dez horas e terminou pouco depois das 11. Uma multidão cercou o palco montado em frente à escadaria da igreja. Aproveitei os momentos de reflexão da missa para agradecer pela família maravilhosa que tenho, pela saúde que Deus tem me dado e o carinho que venho recebendo dos moradores da baixada nas caminhadas que venho fazendo. Também aproveitei para fazer vários pedidos, entre eles, muita iluminação e discernimento. Viveremos um momento muito importante no dia 3 de outubro e precisamos que Deus nos ilumine para que façamos as escolhas certas.

Depois da missa campal, participei da tradicional procissão até o Paço Municipal. A Praça Mauá, em frente à prefeitura, ficou lotada de devotos ansiosos por assistir a emocionante solenidade de Renovação da Consagração da Cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat. Era quando tirei minha primeira foto de recordação perto da Virgem.

A imagem de Nossa Senhora saiu da prefeitura de Santos direto para o Monte Serrat. Um festival de fogos de artifícios recebeu a padroeira pouco depois de uma da tarde. Assim que chegou, a santa foi levada para dentro da capela e eu tive o privilégio de estar no primeiro grupo que entrou no santuário para prestar as primeiras homenagens à santa. Entrei ao lado do atual prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, e de outras autoridades locais. Logo depois, a capela foi aberta aos milhares de fiéis que já se aglomeravam do lado de fora. Muitos subiram o morro pelo bondinho, mas a maioria fez como eu fiz, preferiu passar pelas estações que representam a Via Crucis e enfrentar os mais de 400 degraus da escadaria que dá acesso ao topo do monte. Como já é tradição, muitos fiéis aproveitaram esse momento para pagar promessas e fazer pedidos.

A festa da padroeira foi encerrada depois de mais duas missas e a tradicional quermesse organizada pela comunidade.

Beto Mansur

Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário