quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Beto comemora aniversário de dez anos da linha turística do bonde de Santos


Parece que foi ontem, mas já se passaram exatamente dez anos. Em 23 de setembro de 2000 começou a circular o primeiro bonde turístico de Santos. Eu estava no meio do meu primeiro mandato como prefeito quando tivemos a ideia de criar uma linha turística na cidade. Nessa época, estávamos empenhados no trabalho de revitalizar o centro histórico e sabíamos que um atrativo de peso ajudaria a trazer empresas e visitantes para o bairro.

Os bondes pararam de circular em Santos entre o final da década de 1960 e o começo da década de 1970, mas nunca perderam seus fãs. Os moradores mais antigos sempre se lembravam deles com saudade, por isso quando anunciamos a restauração do primeiro bonde, a animação foi geral.

O saudosismo da população nos inspirou e hoje a cidade tem um verdadeiro “museu vivo” em circulação. São cinco bondes viajando pelos cinco quilômetros de trilhos recuperados na região do centro histórico e pelo menos 40 atrativos culturais, turísticos e cívicos para conhecer nesse percurso.

Em dez anos, 950 mil turistas e santistas fizeram milhares de viagens ao passado. Para crianças e adolescentes, os bondes são como um túnel do tempo. Para os idosos, uma nostálgica visita às lembranças. Eu, por exemplo, me vejo com 11 anos quando subo no bondinho prefixo 32 que ajudamos a recuperar. Fico me lembrando dos tempos em que eu saía de São Vicente, onde nasci, e pegava o bonde 13 para estudar no colégio santista.

O primeiro bonde que trouxemos “à vida” era uma sucata de dar dó. Precisamos reunir o pessoal da CET de Santos e o pessoal do bondinho do bairro de Santa Tereza, no Rio, para restaurá-lo. Na época, a única linha de bonde em funcionamento no Brasil ficava lá.

Quando inauguramos o primeiro trecho de 1.700 metros, foi uma festa. Era tanta gente querendo andar de bonde que no mês seguinte até o reboque que colocamos em funcionamento saía cheio de gente. Esse reboque era do tempo dos bondes puxados por burros e também foi restaurado.

No meu segundo mandato, ainda tive tempo de restaurar e colocar mais um bonde em circulação. Era um bonde fechado que os santistas “das antigas” apelidaram de “camarão” por causa da cor alaranjada. Em 2003, conseguimos mais três bondes para a cidade. Eles foram doados pela cidade portuguesa do Porto e foram restaurados já na administração do prefeito Papa, que está dando continuidade ao nosso trabalho de revitalização do centro.

A criação da linha turística recuperou um patrimônio de Santos e muitas memórias. Junto com os bondes, voltaram à cena da cidade os antigos motorneiros e cobradores. Até hoje, eles são os responsáveis por contar as histórias “de antigamente” aos passageiros. O grupo integra o projeto “Vovô Sabe Tudo”, criado na minha administração com o objetivo de valorizar as experiências dos santistas mais idosos e que a cada dia deixa a cidade mais orgulhosa. Em 2007, o “Vovô Sabe Tudo” foi premiado no concurso Inclusão Cultural do Idoso, do Ministério da Cultura.

Beto Mansur

Deputado Federal




Nenhum comentário:

Postar um comentário