sábado, 18 de setembro de 2010

Beto Mansur defende a valorização dos trabalhadores da Baixada Santista


Tenho a satisfação de iniciar este post com uma boa notícia vinda do principal pólo industrial do país. Uma notícia que eu gostaria muito de ver mais vezes na imprensa com outros protagonistas do setor. A Usiminas, líder na produção e comercialização de aço no Brasil, que tem sede em Cubatão, assumiu o compromisso formal com a prefeitura de contratar prioritariamente os moradores da cidade e da região.

A siderúrgica se comprometeu a procurar profissionais de outros locais somente quando não encontrar no município ou na baixada santista a mão de obra que necessita. As vagas serão disponibilizadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cubatão e enviadas posteriormente aos PATs dos demais municípios da região.

Outro compromisso assumido pela siderúrgica foi o de promover cursos de qualificação. Para cada profissional de fora contratado, um profissional da baixada será formado na função em que o déficit de mão de obra foi constatado.

Iniciativas como esta têm extrema importância. Não só porque contribuem para a melhoria dos índices de emprego, como também porque ajudam a fortalecer a economia da região, do setor industrial ao de serviços.

O Estado deve cumprir sua parte investindo em cursos técnicos e nas demais áreas educacionais, mas o empresariado também precisa assumir sua responsabilidade social. Uma sociedade sustentável só se constrói quando todos se envolvem.

Beto Mansur

Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário