sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Beto Mansur fala da importância da educação infantil


Esta semana li uma notícia que me deixou bastante preocupado. Um levantamento da Fundação Abrinq realizado em 2009 mostrava que 80% das crianças brasileiras com menos de quatro anos não frequentam creches. Isso representa mais de 10 milhões de brasileirinhos sem acesso à rede de educação infantil e significa que o objetivo do Plano Nacional de Educação (PNE) não vai ser atingido. Quando o PNE foi feito, a expectativa era de que até 2011 metade das crianças de 0 a 4 anos estivesse matriculada em creches mas, pelo visto, isso não vai acontecer tão cedo. O levantamento da Abrinq mostra que houve até uma melhora entre 2008 e 2009, mas ela é tão pequena (81,9 para 80%) que só reforça a constatação de que o segmento não recebeu os investimentos que merecia.

Apesar da lei não exigir que os pais matriculem crianças com menos de 4 anos em creches, o direito à educação infantil é garantido pela Constituição e está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ou seja, se os pais optam por matricular seu filho na creche, é obrigação do Estado oferecer a vaga.

Durante os oito anos em que fui prefeito de Santos, o acesso à educação foi uma de minhas principais preocupações. Sei que os pais ficam muito mais tranqüilos quando sabem que seus filhos estão em creches limpas, seguras, bem estruturadas e com profissionais bem treinados. Também sei que o convívio com outras crianças é essencial para estimular o desenvolvimento infantil, por isso fiz tudo o que pude para reduzir o déficit do segmento. Quando assumi a prefeitura, havia uma demanda reprimida de crianças, tendo em vista que as vagas existentes eram insuficientes. Depois de um grande trabalho de equipe, entregamos à população nove novas creches e reformamos outras sete unidades.

No final da minha administração, deixamos a cidade com 16 creches municipais bem equipadas, em pleno funcionamento, com 1.770 vagas à disposição da população. Isso, sem contar as 3.500 vagas oferecidas nas 35 entidades educacionais filantrópicas conveniadas à prefeitura.

Beto Mansur

Deputado Federal


Nenhum comentário:

Postar um comentário