quinta-feira, 1 de julho de 2010

Recepção do Presidente da Síria em visita oficial à Câmara dos Deputados

Foi a primeira visita de um presidente sírio à América Latina


Brasília, 30 de junho de 2010- Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Síria, recebi nesta 4ª. Feira (30), juntamente com os presidentes da Câmara, deputado Michel Temer, e do senado, senador José Sarney, a visita oficial do presidente da Síria, Bashar Al-Assad, ao parlamento brasileiro. Antes de ir ao Congresso Nacional, o presidente da Síria foi recebido em um almoço no Itamaraty pelo presidente Lula, de onde participei juntamente a outras autoridades brasileiras.

Esta foi a primeira visita oficial de um presidente da Síria ao Brasil e à América Latina. Em todas as oportunidades, Bashar Al-Assad destacou a importância da política externa brasileira na busca de soluções pacíficas para os conflitos do Oriente Médio. Pediu que esta política continue e se intensifique. Disse que esta sua visita histórica ao Brasil não será apenas protocolar, mas sim uma oportunidade de estreitar ainda mais as relações cordiais com o Brasil, e, acima de tudo, buscar alternativas diplomáticas que ajudem nas negociações com Israel, no sentido de desocupação do território ocupado na faixa de gaza.

Entreguei um ofício ao presidente Bashar onde destaquei a atuação do Grupo Parlamentar Brasil-Síria e coloquei o parlamento a disposição para contribuir na busca de políticas pacifistas, bem como do incremento das relações bilaterais com a Síria no campo social, econômico, cultural, comercial e político.

Bashar Al-Assad disse que veio ao País para demonstrar a gratidão ao povo brasileiro. Isso porque, ressaltou, o Brasil abraçou a coletividade árabe, que ao chegar aqui não foi avaliada pela sua religião ou etnia. “O Brasil é um exemplo de convivência, assim como a Síria também o é no Oriente Médio.”

O presidente sírio também manifestou agradecimento “pela posição objetiva e justa do Brasil em relação à causa palestina” e pediu ao presidente Temer e aos deputados que o Parlamento apoie o governo brasileiro nas iniciativas de paz entre Israel e Irã.



Abaixo, a íntegra da Carta entregue ao presidente da Síria:


Brasília, 30 de junho de 2010

A Sua Excelência o Senhor

BASHAR AL-ASSAD

Presidente da República Árabe Síria

NESTA


Excelentíssimo Senhor Presidente,


Na condição de Presidente do Grupo Parlamentar Brasil – Síria, tenho a honra e satisfação de dar a V.Excia. e Digníssima esposa as boas vindas ao nosso país, e em especial, ao Parlamento Brasileiro.

A Síria, por ser um país de história e cultura milenar, pôde através de seu povo, fincar raízes em nosso Brasil, ajudando no desenvolvimento não só econômico, mas cultural e humano da nossa gente.

Abrigamos no nosso território milhares de Sírios-Libaneses que contribuíram e ainda o fazem, na construção e desenvolvimento de nosso país. Somos gratos por esta contribuição.

Sendo esta a primeira visita de um presidente Sírio ao Brasil e à América Latina, gostaria de expressar o imenso orgulho que temos em recebê-lo num momento em que estamos buscando ampliar e mediar às relações de paz com as mais diversas nações do mundo.

Nosso país, independente até de nossa distância geográfica, tem procurado através de nosso Presidente Lula, achar soluções que diminuam os conflitos existentes entre as grandes potências mundiais e os países que compõem o Mundo Árabe.

Nosso Grupo Parlamentar Brasil-Síria é formado, no momento, por 75 deputados federais e 8 Senadores da República e não mediremos esforços na intermediação para que a Síria tenha de volta o território que lhe pertence o chamado Golan Sírio, ocupado irregularmente durante a guerra de 1967.

Sabedores, também que os problemas existentes no Oriente Médio, não se resumem entre disputas territoriais, religiosas ou de etnia, mas também no interesse das grandes potências, nas riquezas petrolíferas, cabe ao Brasil como um país que passa a se destacar como grande potência emergente ajudar na busca de soluções pacíficas para os diversos conflitos.

Em função de todo o exposto a visita de V.Excia se recobre de extrema importância para a ampliação das relações bilaterais entre nossos países irmãos, qual seja nos setores comerciais,econômicos, culturais, políticos e sociais.

Nosso parlamento está aberto à troca de experiências e contribuições.

Por fim, agradecemos tão importante e ilustre visita, vislumbrando um futuro profícuo para os nossos países.



BETO MANSUR

Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Síria

Nenhum comentário:

Postar um comentário