sábado, 31 de julho de 2010

Inclusão Digital: Beto Mansur (PP/SP) faz balanço da área


Desde sempre eu me preocupei muito com a questão da Educação. Quando fui prefeito de Santos, cidade onde moro, valorizei os professores e outros profissionais da educação, distribuí uniformes e materiais escolares para mais de 35 mil alunos, informatizei escolas e criei a Rede do Futuro, um programa educacional de inclusão digital. E é nesse ponto que eu quero tocar agora. Nosso país ainda está longe de ser um país inclusivo na área das tecnologias da informação e da internet.

O último censo do IBGE mostrou que apenas 10% dos domicílios brasileiros têm computadores. E em 2003, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) apontou que só 8% da população estão na web. É claro que esses números já estão diferentes, mas a exclusão digital ainda é um dos grandes problemas do país.

Na própria região onde vivo, a exclusão é alta, principalmente nas áreas afastadas dos centros dos municípios. Por causa dessa realidade, fiz várias emendas parlamentares destinando verbas para a montagem de telecentros e outros projetos de inclusão digital no Vale do Ribeira e Região Metropolitana da Baixada Santista. No total, foram R$2 milhões de reais. Eu fiz emendas para todos os nove municípios. Para Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente, por exemplo, eu indiquei R$177 mil ( cada uma).

Boa parte do dinheiro indicado está sendo usada na compra dos kits com móveis e equipamentos de informática. Esses kits são usados para a montagem dos telecentros, que são espaços com computadores conectados à internet banda larga. Nesses núcleos, a população tem acesso livre aos equipamentos, podem fazer cursos de informática e participar de oficinas.

Quero muito permanecer em Brasília pra continuar brigando por mais verbas para a informatização das escolas e outros programas de inclusão. Um Projeto de Lei focado nesse assunto já está na Câmara Federal pronto pra ser votado e tem o meu total apoio. O PL 1481/07 garante o acesso dos alunos de escolas públicas à internet banda larga até 2013. Pra mim, o Brasil só vai avançar se investir em educação... e num mundo altamente globalizado como o nosso, não há educação sem inclusão digital. Concordam comigo?




Para dar continuidade ao trabalho de Beto Mansur na Câmara dos Deputados,
vote 1144 para Deputado Federal

TWITTER - FACEBOOK - SITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário