quarta-feira, 7 de julho de 2010

Museu Pelé: um sonho de 12 anos que sai do papel

No início desse mês de julho participei de uma cerimônia que me emocionou muito. Eu e outras personalidades políticas e esportivas tivemos o prazer de assistir ao lançamento da pedra fundamental do museu Pelé, no centro histórico de Santos. Na ocasião, um filme passou pela minha cabeça.
Pra quem não se lembra, a luta para fazer de Santos a sede oficial das memórias do Rei do Futebol começou em 1998, quando eu exercia o primeiro mandato na prefeitura santista. Depois de convencer Pelé de que merecíamos ter a honra de guardar e exibir suas relíquias, iniciamos a batalha para a construção do memorial.
Agora, quase 12 anos depois das primeiras conversas com o jogador, o meu sonho e o de milhares de cidadãos santistas começam a sair do papel. O museu Pelé será construído em frente à estação ferroviária do Valongo. As ruínas do casarão colonial de 1835, que já serviu de sede para a câmara e a prefeitura de Santos, serão recuperadas para abrigar um auditório, lojas e ambientes de exposição. A obra está orçada em 20 milhões de reais. Os recursos serão captados junto à iniciativa privada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Rouanet.
O atual prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, está de parabéns. Fico feliz em vê-lo abraçando o projeto e trazendo para Santos mais um importante equipamento turístico e cultural. O museu Pelé não só chamará a atenção de turistas de outras regiões de São Paulo, como visitantes de outros estados e países.
Abaixo, você confere algumas fotos do evento. Foi um momento de grande emoção ver Pelé depositando dvds, camisas, jornais do dia, cartas e alguns outros itens pessoais na cápsula do tempo, uma caixa de concreto que só será aberta dentro de 30 anos, no centenário do jogador.

Beto Mansur ao lado de Pelé enterrando cápsula do tempo.

Beto Mansur ajuda a selar a capsula do tempo

SOLENIDADE DO LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO MUSEU PELÉ - JULHO 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário